Uma região que conta com a presença de viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana estacionadas em quase todas as esquinas, inclusive há casos em que há notória disputa pelo local de estacionamento, uma vexatória mendicância por um pequeno espaço nas fotos e nas transmissões das grandes emissoras de televisão.
A Praça da Sé é o caso mais absurdo, lá qualquer paulistano pode observar inúmeros policiais militares e guarda civis em um perímetro que não representa num décimo da região central, todavia nas ruas adjacentes há apenas o abandono e a imundície que são consequências do tráfico de drogas, ou seja, pessoas deitadas nas calçadas, muita urina e fezes pelos cantos, ocorrências de furtos e roubos, tráfico de drogas, além do declínio das atividades comerciais em razão do medo da população.
Qual a razão da má distribuição do efetivo policial na região central?
Somente os “especialistas” podem responder, porém o fato é que a percepção que se tem é que os efetivos são distribuídos para marcarem os territórios onde o turismo e a grande mídia estão presentes.
- Segundo o artigo 37 da Constituição Federal, a administração pública deveria
obedecer aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade,
publicidade e eficiência.
Sendo assim, o Ajuda SP questiona:
- É legal a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana direcionarem
diariamente um efetivo enorme em um perímetro tão pequeno enquanto nas
redondezas ocorrem roubos e furtos em um cenário de abandono? - Traduz a impessoalidade o ato de oferecer serviços públicos apenas nos locais
onde há turistas e pessoas públicas com fortes poderes de influência? - É moral viaturas de instituições diferentes permanecerem estacionadas,
disputando funções e autonomia em um espaço de três ou quatro metros? - Qual a justificativa para tais ocorrências? O povo precisa que os comandos da
PM e da GCM deem publicidade as motivações. - É possível defender que há o cumprimento do Princípio da Eficiência por parte
das instituições de segurança na região central de São Paulo?
Trata-se de um desrespeito!
Estão subestimando a inteligência do povo paulistano.
É a nossa inconstitucionalidade de cada dia.
Na região do Brás as mesmas instituições permanecem inertes e sempre em frente das lojas que, por razões ainda desconhecidas, são favorecidas pelo policiamento local enquanto no restante do bairro prevalecem as consequências da ausência das polícias.
No bairro Campos Elíseos, após as operações desastrosas que distribuíram a Cracolândia por todo o centro de São Paulo e também do escândalo envolvendo os gcm`s da IOPE que foram acusados de cobrar para que cumprissem com suas obrigações, agora é só mais um bairro que arca com as consequências do tráfico de drogas, em contrapartida está sem a força dos holofotes da imprensa que antes ali estavam e, por consequência, negligenciada pelos coronéis e inspetores.
- Sem televisão, sem pessoas influentes: SEM SEGURANÇA!
Nas páginas oficiais A PM e a GCM divulgam o sucesso, mas o que sabemos é que o tráfico de drogas na região central já existe há mais de vinte anos e está firme até os dias atuais.
A situação dos moradores e comerciantes anônimos continua precária, constantemente sob ameaça de ladrões, caminhando em solo imundo, aspirando ar infecto sem poder receber visitas e clientes, ou seja, a maioria dos moradores sobrevivem em um cárcere.
Qual a função da PM e da GCM!?
Constitucionalmente, às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, mas a tal ostensividade não é para aparecer nas fotos ou nos vídeos, nem tampouco para autoridades constatarem, trata-se de estar presente para que não haja desordem ou descumprimento de lei.
Missão que não está Sendo cumprida.
As guardas têm a missão de proteger bens, serviços e instalações, cabe a ela o patrulhamento preventivo.
Patrulhamento? O que vemos é exposição de viaturas paradas em locais “privilegiados”, portanto está claro descumprimento do próprio Estatuto Geral das Guardas Municipais, lei 13.022 de 08 de agosto de 2014.
Politicagem! É uma briga pelo melhor cartaz de propaganda.
O art. 144 da Constituição dispõe:
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.
É inadmissível que policiais militares e guardas civis metropolitanos fiquem parados lado a lado e nas proximidades ocorram crimes e desordem!
O povo é especialista em necessidades, não podemos continuar sendo vítimas de assaltos na Avenida Rio Branco há menos de oitocentos metros do Largo do Paissandu onde estão reunidos policiais militares e gcm´s.
È absurdo não ter um guarda civil nas ruas Venceslau Brás, Benjamin Constant, Senador Queirós, Maria Paula ou no Viaduto Dona Paulina, se na Praça há mais de vinte parados ou pousando para fotos.
- Não é razoável que no Bairro Campos Elíseos as pessoas tenham que se
deslocar de Uber em razão da insegurança. - Onde estão as viaturas?
- ]Paradas, mas qual a justificativa?
- Serão mais vinte anos de domínio do tráfico de drogas que só evoluiu?
O Ajuda SP Centro repudia as politicagens, os atos eleitoreiros e as atitudes de comandantes que se curvam as emissoras de televisão e fazem marketing com viaturas, inclusive colocando os policiais em situação de garotos-propaganda.
Autoridades, os senhores estão sendo observados e em breve teremos eleições municipais.
Coronéis e inspetores, vocês devem satisfações ao povo.
Governador e prefeito precisam tomar providências, de preferência substituindo os que tiveram suas oportunidades e não demonstraram competência.
Senhores Paulistanos, vocês precisam observar e cobrar mais eficiência das polícias.
Fotos, filmagens, reclamações e questionamentos, não podemos continuar reféns da bandidagem e pagar para que policiais militares e guardas civis metropolitanos sejam escudeiros de uma minoria que é escolhida de forma tão obscura.
O Ajuda SP Centro sugere que os moradores da região central paulistana registrem imagens do acúmulo de policiais militares em determinados locais e a ausência em outros e registrem reclamações e sugestões na Ouvidoria Geral
das polícias, inclusive solicitando melhorias no patrulhamento.
https://www.ssp.sp.gov.br/Ouvidoria/
Email: [email protected]
Telefone 0800-0177070 das 09:00 às 17:00hs
Fax: (11)3291-6033
Carta encaminhada à Rua Japurá, 42 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP: 01319-030
Email: [email protected]
Caso algum leitor preferir, pode enviar materiais ao Ajuda SP Centro para que sejam analisados e direcionados aos órgãos competentes.
Fotos, vídeos e qualquer documento que comprove a negligência ou a ocorrência de infrações administrativas ou crimes praticados contra a administração pública são de grande valia para o cumprimento do nosso compromisso com o exercício da cidadania.
Nas palavras do Dr. Eneas Carneiro:
“Palavras iludem, atitudes provam! Então lembre-se: uma atitude muda tudo!”
Vamos agir!