Ajuda SP Centro
Portal de Notícias e artigos de Utilidade Pública. Exerça sua cidadania, participe mostrando para o Poder Público que o povo tem voz.

Ajuda SP Centro denuncia o não cumprimento das obrigações da Secretaria de Segurança Pública na região central de SP

0 165

Alguns meses atrás as ações da Segurança Pública e Prefeitura fragmentou a Cracolândia por todo o centro de São Paulo, inclusive no Campos Elíseos e Santa Efigênia e desde então a Prefeitura realizou diversas ações paralelas, dentre elas a internação involuntária, revitalização da Praça Princesa Isabel e diversas outras ações em conjunto com a Guarda Civil, Polícia Militar e Civil.

O Ajuda SP Centro vem analisando o impacto das recentes ações que por ventura agravou ainda mais a situação na região central, afetando inclusive o comércio local. Muitos comerciantes pedem ajuda pela falta de segurança e a presença da Cracolândia impactou negativamente no faturamento e se persistir por muito tempo terão que fechar as portas.

Diante dos fatos apresentados e publicados nas redes sociais, não é observado a presença constante da PM e GCM em diversos locais onde há concentração da Cracolândia. Infelizmente o poder público se mostra pouco eficiente no combate dos crimes na região Santa Efigênia e Campos Elíseos.

Nós do Ajuda SP Centro consultamos as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública e os resultados são alarmantes. No 03 DP a incidência de crimes chega a ser 3 vezes superior que os demais bairros, salvo que os criminosos que cometem delitos geralmente o fazem na Av. Duque de Caxias e redondezas da Santa Efigênia.

Estatísticas de Roubos

Foi realizado um comparativo de Janeira a Abril porque não está disponível o relatório dos demais meses para o ano de 2022. As estatísticas apresentadas abaixo é dos meses de Janeiro a Abril, e nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022.

Estatísticas de Furtos

Segue o mesmo padrão, coletamos apenas os dados de Janeiro a Abril dos anos 2019 a 2022.

Nos gráficos acima é notável a enorme diferença que perdura por anos. O 03 DP recebe até 3 vezes mais ocorrências que nos demais Delegacias do Bom Retiro e Santa Cecilia. E observe que 77 DP Santa Cecilia possui quase 1000 registros a mais de roubos em comparação com o 02 DP Bom Retiro.

Para aqueles que não sabem, roubo é qualquer subtração mediante ameaça ou uso de violência.

O mapa abaixo (Área Rosa) exibe a área de atuação do 03 DP Campos Elíseos e como pode perceber não atende o bairro Campos Elíseos, contudo a Av. Duque de Caxias, Rua Mauá, parte da Av. Rio Branco, Av Ipiranga, Santa Efigênia e outras que são alvos de criminosos.

Em suma, a Delegacia responsável pelas ocorrências do Bairro Campos Elíseos é o 77 DP Santa Cecília, contudo os assaltos e furtos consumados na Av Duque de Caxias, por exemplo, são direcionados para o 03 DP Campos Elíseos, não entrando nas estatísticas do 77 DP Santa Cecilia.

Mapa da Área de atuação do 03 DP Campos Elíseos

Para o melhor entendimento, a Cracolândia antes de fragmentar pelo bairro, concentrava-se na Rua Helvétia altura do número 163, Alameda Dino Bueno e Alameda Cleveland. Como não havia circulação de pedestres e carros nessa ruas, o índice de crimes ocorria nos locais com maior circulação, ou seja, a movimentada Av. Duque de Caxias, Santa Efigênia e arredores.

Nós do Ajuda SP Centro estamos cientes dessas informações, assaltos eram frequentes na Av. Duque de Caxias incluindo furto de carros e fios dos semáforos, e tais crimes não entram nas estatistificas do 77 DP. Diante de todos os fatos apresentados e as diversas reclamações começamos coletar assinaturas para cobrar o poder público e provar a insatisfação dos Munícipes com a Segurança Pública local.

A contribuição dos moradores e comerciantes do bairro Campos Elíseos foi essencial, nós do Ajuda SP Centro coletamos 1862 assinaturas e protocolamos no MP a denúncia: anexando depoimentos de moradores e comerciantes, a petição e a denúncia de 56 paginas relatando as provas coletados pelo Ajuda SP Centro.

Leia o trecho introdutório da petição:

Em razão das constantes e atuais violações do art. 144, incisos IV, V § 4º, 5º, 6º e 7º da C.F que têm resultado na degradação da região central da cidade, mais precisamente no bairro Campos Elíseos e Santa Efigênia, principalmente ferindo a dignidade de moradores e transeuntes, a isonomia destes que são ignorados pelo Poder Público em razão da prioridade que está sendo dada aos frequentadores do fluxo e que são os responsáveis e autores da onda de crimes que vem ocorrendo na região. Ajuda SP Centro

Protocolamos a denúncia no Ministério Público ontem dia 24/06/2022 às 14:50 hrs.

Denúncia registrada no Ministério Público

É inegável que o Poder Público falhou em combater a criminalidade e o crime organizado no Campos Elíseos e região e até o presente momento não mostrou-se eficiente em prosperar e restabelecer a segurança no bairro. A Operação Caronte e outras operações que ocorreram no decorrer dos anos tem um papel importante, contudo operações não garante a segurança dos municipes. O Poder Público tem o dever de inibir e combater o crime 24 horas por dia, afinal segurança pública é um serviço essencial e de fundamental importância para manter e restabelecer a ordem.

Vivemos hoje as sequelas da omissão do serviço público, a população está com medo afinal somos vítimas dos  criminosos, estes sim trabalham 24 horas por dia.

Até quando vamos viver com incertezas e insegurança? O povo precisa muito mais do que rondas na região e Operação Caronte.

O Ajuda SP Centro estará sempre cobrando o poder público por ações mais eficientes. Somos pagadores de impostos, não pedimos favores. A GCM, Polícia Militar e Civil são servidores públicos, então cumpram seu papel, protejam quem jurou proteger. É papel do Poder Público garantir a segurança da população.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. AceitarLeia mais