Associação OCC – Crianças e Adolescentes do bairro Campos Eliseos serão agraciados com oficina de música gratuita

0 343

Quantos projetos artístico-pedagógicos e gratuitos você conhece no centro de São Paulo? Já ouviu falar a respeito de oficinas que ensinam gratuitamente a tocar violino, viola, violoncelo e canto?

A Associação OCC tem como carro-chefe o projeto Orquestra Concerto do Centro, idealizado por Ricardo de Mani (maestro), Viviane Almeida (pianista e coordenadora pedagógica) e Paulo Eduardo Vieira (vice-presidente da OCC), que tem como propósito atender jovens que vivem no bairro Campos Elíseos, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social que, de alguma forma, são impactados pelos efeitos nocivos da Cracolândia.

O Ajuda SP Centro tomou conhecimento do projeto através de um de seus colaboradores, o Sr. Jeremias Nunes Galdino que, além de responsável pela divulgação do projeto, pertence ao quadro da diretoria da Associação, e fez a aproximação com a Gestora Cultural Ana Paula Christo Mendes, à frente das articulações institucionais da entidade. A gestora, através de uma ligação telefônica, demonstrou-se bastante motivada e receptiva, e foi muito cristalina ao informar a respeito do foco e do público-alvo do projeto que atenderá crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 15 anos:

Os beneficiados pelo projeto vêm de famílias imersas em práticas sociais danosas (pais e/ou mães que convivem com drogas e/ou crimes diversos) e a música poderá servir como instrumento de resgate de valores para a humanização das relações e para a construção de bagagens de conhecimento que preparem esse público para atuar na sociedade e mudar sua própria realidade – informa Ana Paula.

A oficina de música será ministrada por cinco professores nas disciplinas: Musicalização e História da Música, Canto Coral e Ensino Instrumental nos naipes Violino, Viola e Violoncelo. O projeto OCC contempla ações de contrapartidas sociais, que nada mais são do que encontros abertos – aqui chamados de Cirandas Musicais – em escolas públicas da região central com palestras sobre a história da música, a vida de grandes compositores clássicos e sobre a diversidade cultural. Uma importante iniciativa que visa democratizar o acesso à cultura e a formação de plateia de uma população geralmente à margem dos teatros e espetáculos culturais.
O repertório a ser trabalhado com os alunos é bastante amplo, contendo gêneros musicais como a MPB, os clássicos, as cantigas de roda e do folclore brasileiro. O projeto está formatado para atendimento de 50 crianças e jovens (projeto piloto) pelo período de 1 ano, e tem a previsão de início no primeiro semestre de 2022. As aulas acontecerão no contraturno escolar e, portanto, haverá turmas pela manhã e à tarde. É obrigatória a frequência regular do aluno no ensino formal.

Um concerto de música em teatro da cidade selará a conclusão do projeto, tendo no palco os beneficiados integrando a Orquestra Concerto do Centro e, na plateia, suas famílias, apoiadores e patrocinadores. A expectativa é de que, em 2023, a capacidade de alunos atendidos seja dobrada e suas atividades cada vez mais estruturadas junto à comunidade.

Até lá, a Associação OCC tem um bom caminho a percorrer. Além das oficinas de música, a entidade pretende oferecer reforço escolar e aulas de inglês. Para isso já está em busca de voluntários com experiência em educação. O projeto também almeja captar recursos financeiros por Leis de Incentivo à Cultura, tanto no âmbito federal, como estadual e municipal, além de editais abertos por empresas com foco na cultura. Em junho a OCC dará início à Campanha “Doe um Instrumento e toque uma vida”! Ao todo serão necessários 32 violinos, 10 violas e 8 violoncelos, a fim viabilizar as oficinas de música. Todos que desejam abraçar esta causa podem entrar em contato com a entidade pelo email ou telefone divulgados abaixo.

A Associação OCC tem sua sede instalada na Praça Princesa Isabel – Campos Elíseos, local que possui estrutura completa para as aulas de música e demais atividades, podendo suprir também eventuais demandas de portadores com necessidades especiais, dispondo de elevadores, rampas de acesso e espaços adaptados. Aliás, a OCC se esforça para tornar suas ações mais acessíveis às pessoas com deficiência, num compromisso de integrar cada vez mais essas pessoas à sociedade, entendendo que todo cidadão tem o direito à cultura e a viver com dignidade, equidade de oportunidades e independência.

No site da OCC encontram-se todas as informações institucionais, as diversas formas de participar deste projeto e como pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com a causa. Na seção “Loja Virtual” estão disponíveis diversos produtos licenciados com o logo OCC – bonés, máscaras, camisetas e canecas – que podem ser adquiridos e representam importante fonte de recursos para a manutenção das atividades da Associação, além de promoverem e divulgarem a marca junto ao público em geral.

O Ajuda SP Centro apoia o projeto OCC entendendo que se trata de mais uma iniciativa que chega para somar às ações do poder público e demais entidades do terceiro setor, no combate à drogadição. Ganha a sociedade como um todo: diminuição da evasão escolar, da violência urbana, melhora dos indicadores da saúde pública, colabora com a inserção social, minimiza as desigualdades e contribui para o desenvolvimento humano como um todo.

E então, a OCC despertou o seu interesse? Quer saber mais? Acesse o site, envie um e-mail para concertodocentro@gmail.com ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 95050-3224 e fale com a Ana Paula Christo Mendes – Gestora Cultural do projeto, para mais informações.

O Campos Elíseos precisa de amparo e projetos que acolham seus moradores.  Boas ações fazem toda diferença, principalmente pelo fato de ser um investimento naqueles que representam o nosso futuro, ou seja, nossas crianças e adolescentes.

Deseja contribuir com a OCC?

Associação Orquestra Concerto do Centro
CNPJ: 41.130.066/0001-83
Banco Sicredi (748)
Agência: 0726
C.C: 22865-4
PIX: 41.130.066/0001-83

Associação Orquestra Concerto do Centro
Novos caminhos. Novos compassos para SP

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. AceitarLeia mais