O consumidor.gov.br é um serviço público monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), tornando-se essencial na solução de conflitos entre empresas e consumidores. O acesso ao site consumidor.gov.br somente é possível através de uma conta gov.br com nível prata ou ouro. Se a conta é recente ou não possui o nível exigido siga as orientações clicando aqui.
O site consumidor é uma alternativa na solução dos problemas, no entanto o serviço não substitui o atendimento realizado no Procon. Se o problema não for resolvido pelo site no prazo informado, o que é pouco provável, mas não impossível, é importante procurar outros órgãos, conforme orientação do próprio site.
Contudo, o serviço é extremamente eficiente e conta com a participação de dezenas de empresas:
- Bancos conhecidos (Bradesco, BB, Caixa Econômica, Banco Inter, Itaú, Mercantil do Brasil, Credicard, etc);
- Comércio Eletrônico (Consul, Brastemp, Magazine Luiza, Marabraz, Dafiti, Carrefour, Americanas, etc);
- E muitas outras empresas tais como Operadoras de Planos de Saúde e também de Telecomunicações.
As principais empresas estão cadastradas no site do consumidor, no entanto é possível indicar uma empresa para participar e somente é permitida a inserção de empresas que se comprometem a analisar e responder as reclamações registradas pelos consumidores.
A reclamação é realizada 100% pela internet, o prazo é de até 10 dias úteis e em alguns casos é possível que a empresa entre em contato por telefone para esclarecimento ou informar a respeito da solução. Em ambos os casos sempre é deixado o histórico do atendimento sobre a solução, contato por telefone, entre outras referências úteis.
Como registrar a minha reclamação?
Antes de continuar tenha os protocolos de atendimento da empresa da qual registrará a reclamação.
Por exemplo: Estou sem acesso a internet há 5 dias e a operadora não solucionou.
O consumidor registrou alguma reclamação com a operadora?
Caso tenha registrado a reclamação, anotou o protocolo de atendimento?
Com o protocolo em mãos, acesse o site consumidor.gov.br e faça login com a conta gov.br. Após logar clique em “Minha Área” e depois em “Nova Reclamação“, conforme o exemplo abaixo:
O registro da reclamação é intuitivo. Procure o nome da empresa e marque “SIM” no campo “Procurou a empresa para solucionar o problema“, digite corretamente o protocolo.
Todos os campos são obrigatórios, pois direcionam para o setor competente. Caso não encontre uma categoria que se enquadre exatamente com a sua necessidade, então selecione uma das opções que melhor se enquadra ao problema e descreva detalhadamente nos campos de descrições que se encontram mais abaixo. Se o consumidor possuir provas tais como: e-mails, fotos ou documentos não se esqueça de anexar no fim da registro. Clique em Adicionar Arquivos e não ignore os requisitos abaixo.
Clique em Avançar e, antes de finalizar, visualize todas as informações registradas, confira se estão corretas e clique em finalizar. Pronto! Dessa forma seu registro será finalizado e bastará acompanhar as respostas.
Fique atento ao seu e-mail, pois qualquer informação ou comunicação da empresa será enviada ao correio eletrônico. Algumas empresas respondem a reclamação em 1 ou 2 dias, geralmente perguntando qual o melhor horário para contato e informando os números da empresa. Dessa forma, a sugestão é salvar esses números na sua lista de contatos, ficar atento ao e-mail e responder prontamente para agilizar o atendimento e a solução do problema, combinado?
Agora conta pra gente. Você já utilizou o consumidor.gov.br? O que achou? Compartilhe sua opinião e experiência!