Munícipes fazem abaixo assinado reivindicando a revitalização da Praça Princesa Isabel

0 294

A Praça Princesa Isabel situada no bairro Campos Elíseos, tão conhecida pelo colossal monumento Duque de Caxias é um importante e destacado patrimônio histórico de São Paulo. O monumento tem aproximadamente 48 metros de altura e 18 toneladas, a estátua de bronze é o maior monumento equestre do mundo.

A Praça Princesa Isabel deveria ser o cartão postal de São Paulo, possui estrutura, história,  localizada bem no centro de São Paulo e próximo de outros pontos bem conhecidos da capital como a Sala São Paulo, Rua Santa Efigênia, etc. Mesmo com tantos atrativos a praça caiu no esquecimento, mais conhecida como a “Nova Cracolândia“, por concentrar dezenas de barracadas de dependentes químicos e muito lixo, afastando os moradores do bairro e também os turistas.

O Ajuda SP Centro se  manifestou através de um abaixo assinado, solicitando a revitalização da Praça Princesa Isabel e transforma-la em parque, assim seria possível cercá-la, o que traria inúmeros benefícios. O manifesto foi entregue ontem  a Prefeitura de São Paulo. Confira o texto do abaixo assinado:

…estamos pedindo, por meio deste abaixo assinado, a revitalização da Praça Princesa Isabel. A degradação, criminalidade, apropriação irregular da praça, inibe a presença dos munícipes e suas famílias. Queremos a mudança, pelo bem e direito de usufruir deste espaço público.
A praça é um bem público para o uso da população, a apropriação irregular é inaceitável. Esse abaixo assinado representa o anseio de todos que assinaram, para revitalizar a praça Princesa Isabel e transformá-la em PARQUE. Vamos salvar a Praça Princesa Isabel!

Como diz o ditado: “A voz do povo é a voz de Deus”, em um curto prazo, menos de duas semanas, recebemos apoio de muitos, a adesão da população foi um sucesso.

Foto tirada da Praça Princesa Isabel, mostra aglomerados de barracas na praça

A mobilização cita, através do abaixo assinado, a importância de revitalizar a praça Princesa Isabel e tornou-se possível com a ajuda de muitos condomínios do Programa PPP Habitacional (Complexo Julio Prestes, Complexo Mauá, Residencial Gusmões e Condomínio Bravo), e também com o apoio da Primeira Igreja Batista.

Em menos de duas semanas foram coletados 87 páginas de assinaturas, mais de mil assinaturas e entregue para o secretário Prefeitura de São Paulo, Alexis.

O abaixo assinado será utilizado como um reforço para que ocorra revitalização do bairro. O Ajuda SP Centro digitalizou o abaixo assinado e enviou para o Ministério Público, Ouvidoria Geral do Município, assim como também para a vereadora Janaína Lima (Partido Novo) e alguns deputados, pedindo apoio e providências quanto ao tema em questão.

Protocolo Ministério Público: 037.0739.0023822/2021
Protocolo Ouvidoria Geral do Município: 27548217

A ação se faz necessária pois, segundo informações da Prefeitura, com as recentes ações na região, a Cracolândia está se instalando na praça, ou seja, estão migrando para o local, e, consequentemente, o tráfico de drogas pode instalar-se na região e dificultar o projeto de revitalização.

Outro ponto de destaque é o Hospital Pérola Byington, que está prevista a inauguração em 2022 e corre o risco de ser adiada caso a cracolândia e a criminalidade continuarem crescentes no local.

Circular nas proximidades gera muita insegurança aos pedestres e moradores da região,  por esse motivo urge a necessidade de medidas visando não apenas em retirá-los do local, mas também redirecioná-los  e prender os criminosos. Qualquer ação impensada pode espalhar toda essa população para os arredores do Complexo Júlio Prestes, agravando ainda mais a situação do bairro.

O poder está nas mãos do povo, a ideia de união em benefício da própria população precisa ser fomentada. O Ajuda SP Centro deixa o agradecimento a todos que contribuíram e adverte que a luta continuará. Estamos de olho e contribuindo, direta e indiretamente, para a revitalização do Bairro Campos Elíseos e todo Centro Histórico de São Paulo. A nossa cidade precisa de renovação, mudanças, melhorias e para que isso aconteça o povo tem que exigir os seus direitos.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. AceitarLeia mais