Portal ParticipeMais – Proponha melhorias para a Capital

0 159

Para aqueles que ainda não conhecem, o Participe+ é o portal da Prefeitura que proporciona participação social, ou seja, todos podem participar, inclusive aqueles que não residem em São Paulo. Qualquer pessoa que zela pela cidade pode e deve contribuir nos processos participativos do município de São Paulo, criando propostas para qualquer uma das subprefeituras do munícipio.

A responsável pela administração do Portal é a Secretaria de Governo Municipal em cooperação com a Prefeitura de São Paulo e a UNESCO. O Portal Participa+ utiliza o Software Livre Consul, projeto este criado em 07 de setembro de 2015, premiado e amplamente utilizado por várias instituições e países, ganhador do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas.

O CONSUL é a mais completa ferramenta de participação cidadã para um governo aberto, transparente e democrático.

Para conhecer mais sobre este software livre, acesse o site oficial. Veja alguns exemplos abaixo de organizações que utilizam o Consul.

Para interagir no Portal é necessário um cadastro. Acesse o Portal e faça seu cadastro, criando uma conta pessoal ou opte por cadastrar Associações ou Organizações.

CADASTRO PARA VOCÊ

CADASTRO PARA ORGANIZAÇÃO OU COLETIVO

O procedimento é simples, conforme exposto nas imagens abaixo, após criar a conta é necessário confirmar no e-mail e não esqueça de verificar a caixa de spam.

Ao logar no portal atualize o cadastro para liberar os acessos e permissões. Na parte superior à direita, clique em “Minha Conta” e em seguida complete seu cadastro preenchendo CPF, Data de Nascimento, CEP, etc.

Após o preenchimento clique em “Salvar Alterações”, posteriormente você terá acesso total para interagir, comentar e criar propostas.

Criando Propostas no Portal

O portal Participe+ é autoexplicativo, simples de usar. Clique em Orçamento Cidadão e Criar uma Proposta, conforme a imagem abaixo.

Fique atento(a): selecione a Subprefeitura da região que anseia por melhorias. No exemplo abaixo, selecionamos a Subprefeitura da Sé.

No exemplo abaixo foi criada uma proposta solicitando aumento de efetivo da GCM na região central. Como trata-se de segurança, selecione a categoria Segurança Urbana. São várias categorias, selecione uma que corresponda a sua proposta, a proposta exemplificada é uma ação que todos deveriam pensar e promover, afinal segurança nunca é demais.

Na proposta, como podem observar, é possível anexar imagem ou documento, portanto caso tenha um documento bem elaborado não deixe de anexar.

Em caso de publicação de  uma proposta que necessite correção ou atualizar alguma informação, apenas clique “Editar Proposta”.

Todas as suas propostas podem ser localizadas em “Minha Atividade”, localizado na parte superior da página.

Também é possível apoiar outras propostas comentando, gerando maior visibilidade e interesse. No menu “Orçamento Cidadão”, abaixo das Subprefeituras, pesquise por palavras chaves, como por exemplo: gcm, lixo, calçadas, fiscalização, etc. Leia as propostas de outros munícipes que possam ser de seu interesse e comente.

Exerça sua cidadania expondo os problemas do bairro e realizando propostas. Esta é uma oportunidade efetiva de expor ao poder público os problemas do seu bairro e incentivar melhorias. Exerça a cidadania, acesse o portal e mobilize, formalizando propostas, as necessidades do povo e evoluções na administração da nossa capital.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. AceitarLeia mais