Recentemente saiu muitas noticias sobre a desocupação da Cracolândia da conhecida “Praça do Cachimbo” na Alameda Cleveland e parte da Cracolândia fragmentou-se para outras regiões próximas no centro, como por exemplo a Praça Princesa Isabel e Rua dos Gusmões. O local que era conhecido popularmente como “Praça do Cachimbo” concentrava a maior parte dos toxicômanos e traficantes, e o nome, apesar de parecer pejorativo, é tão popular que ao digitar Praça do Cachimbo no Google, a página direciona ao mapa da região:
O Ajuda SP Centro recebeu o convite da Prefeitura, através do Sr. Secretário Alexis que solicitou a este representante a estender o convite a alguns moradores :
Quero fazer uma reunião com vocês para compartilhar informações e percepções e discutirmos a Praça da Alameda Cleveland. Alexis Vargas
A praça e as ruas adjacentes estão livres da circulação dos frequentadores da Cracolândia, em contrapartida o risco de retorno dos dependentes químicos retornarem para a Praça da Alameda Cleveland é o maior receio dos moradores habitam no Complexo Julio Prestes I e II.
Diante de toda essas problemáticas, no dia 24/03 ocorreu uma reunião entre alguns representantes dos condomínios do Projeto da PPP Habitacional: Jeferson Bezerra (Torre 7), Sonia Domingues (Subsindica Torre 5), Rose Maria (Subsindica Torre Gusmões), João Espedito (Torre 5) e este redator, Sérgio Sant’Ana (virtualmente).
Inicialmente foi apresentado pelo Secretário o andamento das reintegrações de posse das quadras 37 e 38 e alguns imóveis que serão reformados, tratam-se de imóveis tombados, ou seja, faz parte do Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo.
Outro tópico abordado foi a respeito do banheiro instalado na Praça Júlio Prestes, e, segundo o Alexis, há determinação normativa para que permaneça até o fim da pandemia, ou seja, não há previsão para retira-lo do local.

Momento registrado – Reunião na Prefeitura de SP para falar sobre a Praça desocupada pela cracolândia.
Por fim, foi questionado quais ações serão tomadas a respeito da ocupação do fluxo de usuários e traficantes na praça Princesa Isabel, Rua dos Gusmões e Rua do Triunfo. Segundo o secretário, inicialmente a Prefeitura está preocupada em não permitir o retorno para a Rua Helvetia, Alameda Cleveland e proximidades, informou também que há um projeto em andamento para a reforma da Praça Princesa Isabel e ações na Rua dos Gusmões e, em razão disso, deu ênfase a necessidade de apoio da população.
Anteriormente o Ajuda SP Centro e os moradores da região fizeram um abaixo assinado para revitalizar a Praça Princesa Isabel que foi entregue nas mãos do Secretário Alexis, nós do Ajuda SP Centro estamos sempre lutando pela revitalização do centro paulistano, denunciando irregularidades e ouvindo a população.
Há muitos obstáculos a serem superados através do Poder Publico, tendo em vista que ocorreu apenas uma movimentação de pessoas, mas a Cracolândia ainda é um problema bem presente e ameaçador a todos nós, paulistanos! Estamos acompanhando as ações da Prefeitura, é também nosso anseio a revitalização do centro histórico de SP.