Projeto beneficia moradores do bairro – “Guilda Project” exemplo de solução alternativa.

1 476

Em São Paulo existem inúmeros locais abandonados dos quais a prefeitura não consegue administrar, a cidade sofre com milhares de problemas que carecem de medidas saneadoras e nesse contexto atuam os voluntários para fazer a diferença.

Os projetos sociais bem elaborados e que contam com auxílios e contribuições, podem representar mudanças positivas para locais onde a administração pública não alcançou, ou seja, as ruas, praças ou qualquer outro perímetro público.

Os trabalhos sociais podem representar um expressivo aumento na segurança e qualidade da zeladoria da cidade.  Um exemplo é o projeto Anjos da Luís Parnes, coordenado pelas meninas do Guilda Project, Daniela Tetsuko Gokita (Arquiteta) e Flávia Nunes Batista (Relações Públicas), que desde julho de 2018 acontece no local, sob termo de cooperação junto a Prefeitura de São Paulo e vem reunindo entusiastas de movimentos em favor de uma cidade cuidada diretamente pelo munícipe.

Apesar de parecer um procedimento simples, na verdade é uma iniciativa que exige estudo de campo e planejamento. tendo em vista que praças abandonadas tonam-se um amontoado de problemas, tais como:

  • Consumo de drogas, queima de fios e separação de lixo;
  • Infestação de animais venenosos como: escorpiões, caramujos africanos entre outros;
  • Pontos viciados de descarte de lixo por comerciantes e moradores;
  • Uso do espaço público como banheiro, moradia e/ou depredação.

São muitos problemas secundários que rodeiam o principal, contudo todos merecem a mesma atenção para que haja o resultado esperado.

Praças abandonadas, sem iluminação pública, facilita ação de bandidos, favorece o aumento dos índices de criminalidade, assim como também a degradação do local o transforma em banheiros para moradores de rua, fator que representa um sério problema na área da saúde.

O Guilda Project enfrentou todas as dificuldades mencionadas ao abraçar a Praça Luis Parnes, localizado no bairro do Bom Retiro. Abaixo você pode saber o estado que a praça estava e qual a proposta do projeto.

Situação atual:

  • Metragem – 825m² , Dezesseis árvores, Muro irregular;
  • Um poste de luz desativado;
  • Solo de terra batida, com trechos de queimada, irregular, com dejetos humanos e lixo urbano;
  • Ocupação indevida por moradores de rua e usuários de drogas que espalham lixos por toda a calçada e solo da praça;
  • Moradores que colocam os seus lixos em locais e horários errados.

Proposta de transformação:

  • Revitalização do espaço usando técnicas sustentáveis, abordando manejo do solo e orientação para o descarte de lixo de forma correta;
  • Aplicação do conceito de horta e jardinagem orgânicas;
  • Estudo do projeto elaborado considerando o mínimo de impacto possível na estrutura da praça;
  • Instalação de equipamentos esportivos e espaço pet;
  • Quiosque compartilhado* para comercialização de diversos produtos para a comunidade;
  • Eventos culturais, esportivos e educacionais para a comunidade durante a semana e aos finais de semana.
*Quiosque compartilhado surgiu da ideia de compartilhar a estrutura do quiosque como os diversos comerciantes da região e entorno, como rodízios mensais ou semanais, promovendo o giro da economia local.

Abaixo a ilustração do Guilda Project para a Praça Luis Parnes.

Com esse projeto, amor e dedicação seria impossível dar errado. A união dos voluntários contribui e muito na revitalização da Praça Luís Parnes, que desde o momento da assinatura do termo de cooperação vem ganhando um novo formato.

Muitos obstáculos superados e o trabalho continua, no dia 10/01/2021 (Domingo), voluntários e equipe dos Anjos da Luís Parnes retomaram as atividades de zeladoria, e com uma turma animada participando deste mutirão do bem, ajudaram a limpar, plantar e dar continuidade ao processo de revitalização da Praça. Também contou com o apoio e a presença do Presidente da CONSEG do Bom Retiro, Sr. Saul Nahmias. Veja abaixo:

AMLURB, sempre acionada nos eventos do Projeto Anjos da Luis Parnes, se juntou aos voluntários para juntos rastelar e retirar o lixo, que por muitos vezes são encontrados dentro e fora da praça (fechada com tapumes, temporariamente, no período das obras de requalificação da Praça), bem como GCM e PM para a segurança das equipes de trabalho. Esse é um verdadeiro exemplo de que os munícipes podem sim fazer a diferença. Atitudes e Projetos como esse nós faz enxergar uma luz no fim do túnel, a chama acesa da esperança, que juntos podemos fazer a diferença.

Agentes de empresas que prestam serviços públicos também trabalham em parceira consistente neste projeto. ILUME avaliou e religou os postes queimados pra praça tornado ambas esquinas da mais iluminadas inclusive o poste de dentro. A SUSTENTARE que fez os canteiros com vasos, entre tantas outras pessoas e empresas que desde inicio vem colaborando para que o projeto seja concluído antes do prazo final de entrega, em julho de 2021.

Segundo as fundadoras do Guilda Project:

“Pessoas importantes do bairro auxiliaram de diversas formas a equipe do Guilda Project. A saber: Bispo Dom Athanasius – Igreja Ortodoxa Grega, Sr. Beny, ex delegado e uma sumidade no bairro, nossos queridos amigos do Vila Limpa, Familia Parnes, Eduardo Odloak, todos os moradores que participaram de mutirões dos da praça colaborando financeiramente ou com materiais e plantas, frequentadores das reuniões e diretores do CONSEG que tantas vezes nos davam força e coragem para continuar. Não esqueceremos todos os momentos de choro, de almoços perdidos em família, festas de aniversário e tantos outros eventos que poderíamos estar se não estivéssemos trabalhando num projeto tão lindo. É gratificante demais trabalhar pela nossa cidade e nosso proposito com a Guilda Project é sermos Anjos de tantas outras praças que pudermos ajudar a revitalizar”

O Guilda Project deixa um recado a todos os interessados:

EQUIPE VOLUNTÁRIA ANJOS DA PRAÇA LUIS PARNES
Somos voluntários, frequentadores, moradores ou não do bairro Bom Retiro preocupados com as ocupações ilegais e a má utilização da Praça Luis Parnes bem como a falta de sua conservação.
Por intermédio deste projeto, acreditamos no engajamento de cidadãos que querem ter um espaço de convivência social, de lazer, de descanso, leitura ou de atividades físicas ao ar livre e tornar a Praça Luis Parnes uma área de vivência segura e de bem estar para a comunidade local. Buscamos pessoas ou empresas que tenham atitudes pró-ativas em benefício da Praça Luis Parnes e do seu entorno, contribuindo com a transformação e manutenção desse espaço público, seja com doação de recursos financeiros ou de materiais para a revitalização da praça.
Vem ser mais um Anjo da Luis Parnes!”
E que esse seja um projeto dentre muitos que virão! Quer saber mais sobre o Projeto Anjos da Luis Parnes, e o trabalho que a Guilda Project realiza, visite as suas redes sociais: @AnjosdaLuisParnes, @GuildaProject, no Instagram e Facebook e site guildaproject.com.br. Lá você poderá deixar sua mensagem e interagir diretamente com os coordenadores.

E que esse seja um projeto dentre muitos que virão, São Paulo precisa de mais atitudes desta natureza, exercer a cidadania também implica em realizar trabalhos com as próprias mãos e não apenas pleiteá-los.
Por oportuno, fica o questionamento para reflexão e manifestação nos comentários: Você já pensou em criar ou participar de projetos semelhantes ao Projeto Guilda?

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. AceitarLeia mais