O Centro de São Paulo sempre foi referência no país, por causa do Centro Histórico, rico em cultura, monumentos, muitos locais para visitar, atraindo turistas vindos de outras cidades, estados e de outros países. O comércio no Centro da Capital sempre foi muito lucrativo, por causa sua riqueza cultural e oportunidades de emprego e montar seu próprio negócio.
Contudo, com o crescente aumento da violência na Capital, muitas lojas fecharam suas portas. Com o aumento da violência, a crise do Covid, fechamento das lojas e comércios, o centro declinou. Depois da crise de 2020 e 2021, nem todos conseguiram se recuperar.
Outro grande impacto no centro da Capital, foi a fragmentação da Cracolândia. O comércio mal havia se recuperado e a fragmentação foi um “tiro no pé”, sem planejamento e com muitas incertezas que poderia dar certo no combate do crime organizado. Com a fragmentação houve impacto direto nas lojas e comércios, que tiveram uma redução de suas vendas e gastos exorbitantes na contratação de seguranças particulares. Por outro lado, muitos que habitavam no centro há anos, se renderam devido ao constante aumento de crimes na região e se mudaram.
E não podemos deixar de citar que o grande marco do crescimento da criminalidade, sempre refleti a imagem da Cracolândia. E por causa dela o medo e insegurança daqueles que trabalham ou habitam no centro da Capital cresce a cada dia mais. Segundo os dados coletados no portal da Secretaria de Segurança Pública, o número de roubos cresceu na capital. Em 2022 o dados estatísticos de Furtos, coletados de janeiro a outubro, já superam os dos anos de 2020 e 2021.
Até o outubro de 2022 foram registrados 194.486 furtos na capital. Em 2021 o registro de janeiro a dezembro foi registrado 187.785 furtos enquanto no ano de 2020 o registro foi de 164.444. Nota-se um aumento expressivo a cada ano.
A quantidade de Roubos na Capital também é alarmante. Registros coletados da SPP até Outubro de 2022 mostram números e com certeza irá superar os anos anteriores. Todos os meses do ano de 2022 superam mais de 10 mil crimes por mês, referente a Roubos em toda a capital. Seguindo essa média, a quantidade de crimes registados até o fim de dezembro deste ano será superior a 138 mil Roubos na capital.
Acima possui dados estatísticos de Furto e Roubo. Para aqueles que não sabem a diferença entre eles:
Furto é a subtração de algo pertencente a outra pessoa, sem que haja violência.
Roubo é o crime mais grave, quando há subtração mediante a ameaça ou violência.
A grande mídia noticia todos os dias o aumento da criminalidade na região central da Capital, contudo não observamos nenhuma mobilização das Policias (Civil e Militar) para diminuir a violência e incidência de crime na região central.
As Policias informam que boa parte da população não registram os boletins de ocorrência, e isso mostra uma inverdade por parte das autoridades, pois os dados estatísticos mostram um crescente número da criminalidade. Em pleno 2022 o poder público utilizam vários canais de comunicação com a população, monitoram de diversas formas, sabendo dos problemas enfrentados pela sociedade quando o assunto é criminalidade: denúncias pelo 190, emails encaminhados pela população e até mesmo pelo legislativo, isso mesmo, enviado pelos próprios Deputados Estaduais.
Na atualidade, o Poder Público acompanha a grande mídia (Globo, Record, Bandeirante, etc) e mantem contato com a socieadade por outros meios, como por exemplo o Conseg e Apps. Todos os meses uma parcela da população participa das reuniões dos Consegs (Conselhos de Segurança dos Bairros) onde os problemas de segurança no bairro são relatados aos representantes da SSP e Prefeitura. Também não podemos esquecer da tecnologia que é uma grande aliada no combate ao crime, mesmo que algumas destas não são oficiais, contribuem muito para manter os serviços de inteligência das Policias Estaduais e Municipais a par da criminalidade do bairro. Um exemplo prático sãos os aplicativos SP+Segura que é uma plataforma colaborativa disponível para Android e IOS, muito utilizado pela população. Outro app muito útil e pode ser acompanhado pelas autoridades é o aplicativo CIVI , que envia alertas reais registrados pela população. Em resumo, tais ferramentas são públicas, muito úteis a população e as autoridades.
Nada justifica a inércia ao combate ao crime, seja ele de qualquer proporção. Todos os dias a população notificam as autoridades e eles têm ciência dos fatos e crimes que ocorrem na região.
Para concluir, o Poder Público possui as ferramentas, recursos e os meios para o combate da criminalidade na região central e em toda a capital, o que falta é a boa vontade em servir e manter a ordem. Infelizmente o Poder Público não estão exercendo suas atribuições com rigor e enquanto permanecem inertes, o caos e desordem crescem, a população sofre e o crime se alastra no centro da Capital.
Comente, nos dê sua opinião sobre a segurança no centro de São Paulo. Você sente-se seguro em trabalhar ou viver no centro de São Paulo?