Você conhece o Web Denúncia?

0 187

O Web Denúncia foi desenvolvido e lançado em 26/11/2013 com o propósito de facilitar aos cidadãos registrarem suas denúncias anonimamente e também tornar o serviço prático e ágil, em complementação ao Disque Denúncia 181. Os munícipes se sentem mais confiantes para realizar qualquer denúncia, pois o sigilo é garantido.

No decorrer dos anos a ferramenta passou por inúmeras melhorias e amadurecimento, incluindo novos tipos de denúncias, afinal desde o lançamento em 2013 houve inúmeros avanços tecnológicos. O site webdenuncia.org.br é compatível com os principais navegadores da atualidade como o Firefox, Edge ou Google Chrome, e o preenchimento do formulário eletrônico é simples e rápido. Outro ponto importante, a ferramenta preza o sigilo, consequentemente não é preciso de cadastro para realizar a denúncia.

Atenção: O Web Denúncia não atende serviços de emergência, tendo em vista que os registros tem um proposito investigativo. Em caso de emergência ligar no 190 da Polícia Militar.

Para acessar o Web Denúncia clique no botão abaixo:

WEB DENÚNCIA

Através do site é possível registrar 30 tipos de crimes diferentes, dentre alguns exemplos:

  • Crime Ambiental (Despejo de entulho e lixo em lotes, calçadas, praças e canteiro central é crime ambiental, e em caso de flagrante ligue imediatamente no 153);
  • Pichação, mas em caso de flagrante ligue imediatamente no 190 e registre a denúncia após a ligação.
    Tráfico de Drogas;
  • Maus tratos aos animais;
  • Estupro (conforme informado emergências ligue 190);
  • Incêndio a Ônibus;
  • E muitos outros tipos de denúncia.

Um exemplo de denúncia? Crime ambiental.

Todo lixo descartado em via pública é crime ambiental. Sabe aqueles locais na cidade onde possuem um aglomerado de lixo orgânico, vidros e até moveis? Quem despeja o lixo ali está cometendo crime e também fica passível de multa de acordo com a lei 13478/02.

Ao clicar no botão mais acima para acessar o Web Denúncia, clique em Crime Ambiental, preencha o endereço exato do local onde o lixo é descartado irregularmente. Possivelmente não sabe o CEP do local, então marque Não, digite o endereço e o número, depois clique em Pesquisar. Os demais campos serão preenchidos automaticamente exceto: o número, complemento, característica do imóvel , tipo de endereço e ponto de referência, s. Algumas pesquisas exibirá mais resultados, é só marcar o endereço correto e preencher o número.

Atenção: Alguns endereços não são localizados, sendo necessário digitar o CEP. Se este for o problema, pesquise no google o CEP do local, marque Sim para “Você sabe o CEP?” e digite no campo, seguido de pesquisar.  Após isso selecione o endereço correto, preencha os campos necessários e clique em próximo.

Os campos abaixo são importantes, marque de acordo com a realidade do local afetado. Não esqueça de explicar sobre o descarte de lixo, inclua fotos e/ou vídeos que possam auxiliar nas investigações, com tamanho máximo de arquivos totalizando 20mb. Documentos também são aceitos. Ao avançar, com os dados do Denunciado em mãos, marque a Opção Sim em Possui Denunciado e preencha os campos.

Em Relato, descreva detalhadamente sobre o local onde há descarte de lixo. Sabendo dos estabelecimentos que jogam lixo irregularmente, condomínios, dentre outros, esclareça nesse campo e clique em Próximo.

O serviço do Web Denúncia não possui prazo de atendimento, variando da complexidade de cada denúncia, por isso descreva com detalhes sobre os fatos ocorridos e jamais inclua seu nome ou seus dados pessoais. Somente é possível incluir dados e informações do local ou pessoa que está denunciando, ou seja o denunciado.

O campo Denunciado não é obrigatório a não ser que saiba mais detalhes do infrator(a). Lembre-se que não deva ter medo, a denúncia é anônima. Se não tem essas informações não há problema, marque Não e clique em Próximo. O campo vítima não se aplica nessa denúncia, apenas em outros tipos de denúncia, então selecione Não e clique em Próximo.

Antes de finalizar o registro da denúncia é obrigatório o cadastro de uma senha com o mínimo de 4 caracteres, sendo letras e números. Após digitar a senha e repetir clique em confirmar, será exibido o número do protocolo. E lembre-se de anotar o número de protocolo e não esquecer a senha, pois sem esses dados não é possível acompanhar a denúncia.

E para acompanhar o protocolo registrado clique no botão abaixo.

Acompanhamento da Denúncia

O site é mais um serviço a favor do povo e para os descrentes de plantão, recomendo usar mesmo não acreditando na eficácia do serviço. Mudanças são feitas com atitudes e precisamos fazer este esforço mínimo para que as mudanças aconteçam.

Nenhum resultado é do dia para noite, mas com determinação e a cooperação da comunidade com certeza os resultados irão brotar. A sociedade agradece e com certeza que os profissionais da Segurança Pública também. Vamos regar para brotar esse raio de esperança, utilize o Web Denúncia.

Ao navegar você concorda que use cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. AceitarLeia mais